quarta-feira, 27 de agosto de 2008

UNILA: OSCAR NIEMEYER ENTREGA O PROJETO DO CAMPUS EM FOZ DO IGUAÇU

A implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana acaba de ter mais uma etapa cumprida. O arquiteto Oscar Niemeyer entregou, no Rio de Janeiro (RJ), o projeto do campus da futura instituição de ensino, que será construída em Foz do Iguaçu (PR).A proposta foi recebida pelo presidente da Comissão de Implantação da Unila, professor Hélgio Trindade, pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo MacDonald.O arquiteto elaborou um plano arquitetônico integrado, que contempla seis prédios, compreendendo o edifício para a reitoria e professores, a biblioteca, o anfiteatro, dois grandes prédios para alunos e professores (um para salas de aula e outro para os laboratórios de pesquisa) e o restaurante universitário. De acordo com Niemeyer, a proposta é um presente que ele dará ao Brasil e à América Latina.O plano arquitetônico foi inspirado no projeto da Universidade de Constantine, na Argélia, que foi projetado em 1968. A obra é apontada pelo arquiteto como uma de suas prediletas, definindo-a como a "universidade dos sonhos". Essa instituição foi visitada recentemente pelo presidente da Comissão de Implantação da Unila, que avaliou a situação da universidade.De acordo com ele, a conservação dos prédios está bastante adequada, principalmente o seu anfiteatro, que representa um pássaro, e sua biblioteca central. Durante a visita, foi assinado um acordo de amizade entre as duas instituições, que passariam a estar ligadas também pela arte de Niemeyer, caso o projeto do arquiteto seja escolhido para o campus da Unila. A proposta, que será analisada pelo Ministério da Educação, simboliza em seus traços arquitetônicos a integração latino-americana.

PROJETO DE LEI 2878/2008
A sede da Unila será construída em Foz do Iguaçu, em um terreno de 40 hectares doado pela Itaipu Binacional. A criação da instituição de ensino está prevista no projeto de lei 2878/08, que tramita no Congresso Nacional. A proposição foi aprovada por unanimidade na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara dos Deputados e aguarda a análise da Comissão de Educação e Cultura da Casa. O texto ainda passará pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
A universidade será uma instituição pública federal, bilíngüe (português e espanhol), com ensino, pesquisa e extensão nas áreas de ciências e humanidades. Ela terá como meta 10 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação, sendo metade dos alunos brasileiros e a outra metade dos demais países da América Latina. A instituição contará com um corpo docente composto por professores latino-americanos.

(Com informações da Fundação Parque Tecnológico Itaipu)

Fonte: Gestão CT

Nenhum comentário: